sexta-feira, 4 de outubro de 2013

1º Seminário Internacional do Patrimônio Sacro no Mosteiro de São Bento


O primeiro Seminário Internacional do Patrimônio Sacro é um evento organizado em parceira entre a Faculdade de São Bento, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e o Instituto de Arte da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (IA-UNESP), que aconteceu dos dias 01 a 04 de outubro de 2013 no Mosteiro de São Bento em São Paulo. O Prof. Dr. Percival Tirapelli foi o principal responsável pela realização do Seminário.
Nestes quatro dias, os participantes serão enriquecidos com conteúdos trazidos por pesquisadores internacionais como: Alma Montero, Nancy Morãn, Graciela Viñuales, Aracy Amaral, Edgar Zumarraga, Victor Hugo Mori, Percival Tirapelli, dentre outros. A programação completa do Seminário pode ser conferida no link:  http://patrimoniosacro.blogspot.com.br/p/programacao.html










Crachá com identificação e programação do Seminário.




As peças do Ser Âmica estiveram presentes no Seminário a convite da redatora e organizadora Laura Carneiro, esposa do Prof. Percival Tirapelli, que adquiriu algumas peças dos alunos e abriu um espaço para que pudéssemos expor o trabalho dos alunos.



















Dividimos os espaços com as obras barrocas do artista Wandecok também estiveram presentes no Seminário.














Coquetel de abertura e recepção dos participantes.













Professor Dr. Percival Tirapelli, que nos abrilhantou com tantas informações preciosíssimas sobre o Patrimônio Sacro.








Alma Montero, que mostrou a sua pesquisa sobre a Arte Sacra no contexto latino americano: las monjas coronadas em Mexico. Belíssimo e enriquecedor trabalho da Universidade Autônoma do México. Parabéns e obrigada por contribuir com a nossa cultura!











Aracy Amaral com a sua brilhante palestra.






Rosana Dellelis da Formate Cultural.





Ronaldo Ritti, que falou sobre os restauros arquitetônicos.





Livros dos palestrantes, um bem a ser preservado, adquirido e consumido. Este é o maior patrimônio que podemos ter. A leitura sempre nos enriquece e eleva.







Luiz Alberto Freire, que abordou sobre a talha neoclássica.





Auditório do Mosteiro de São Bento, que foi palco de tantos conhecimentos divididos. A experiência adquirida em momentos únicos de cada palestra será levada por cada um de nós de forma muito especial.



























O encerramento foi coroado com um emocionante Concerto: Recital de órgão e canto gregoriano entoados pelo Schola Cantorum do Mosteiro de São Bento.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate