Este ano o Congresso de Arteterapia aconteceu na capital do tango, Buenos Aires. Como nos Congressos anteriores, o projeto Ser Âmica marcou presença e levou a mais pesquisadores e a comunidade científica o conhecimento da importância do trabalho com a Arte e com o barro. O projeto atravessou as fronteiras do Mercosul e através da minha palestra, pude mostrar o que vem sendo desenvolvido com os alunos e claro, graças ao Patrocínio da Panco e ao apoio do PROAC.
Abaixo, a programação com a abertura e da mesa da qual o Ser Âmica esteve. Junto na mesa, tivemos a honra de dividir o espaço com a Drª. Selma Ciornai.
5TO.CONGRESO DEL MERCOSUR - 4TO. CONGRESO
LATINOAMERICANO DE
ARTE TERAPIA
|
13, 14 Y 15 DE NOVIEMBRE -
BUENOS AIRES, ARGENTINA
|
SEDE UNICA: URIBURU 950
Universidad de Buenos Aires
|
MIERCOLES 13 DE NOVIEMBRE
Acreditación
Mesa de Apertura: Dr. Alberto Sileoni, Ministro de Educación de La Nación. Dr. Martin Gill, Secretario de Políticas Universitarias. Sandra Torlucci, Rectora del Instituto Universitario Nacional del Arte. Lic. Marcelo González Magnasco, Decano-director del Departamento de Artes Audiovisuales del IUNA. Daniel Ricci, Secretario General de FEDUN. Lucio Mastrandrea, Sub-director asistente de atención psiquiatrica Hospital Borda. Adriana Farias, Directora de la Especialización en Arte Terapia del IUNA y Presidenta del Congreso.
Presentación del Comité Científico: Mg. Pamela Reyes Herrera, Dra. Selma Ciornai, PhD. ATR, Dra. Angela Phillipini, Mg. María Cristina Ruiz Echeverry, Lic. Marcelo González Magnasco
Presentación de las Ponencias: "Etica Profesional y Arte Terapia" y "Practica de Arte Terapia aplicada a la delincuencia juvenil femenina" Autora de los trabajos: Dr. Mercedes Ballbe ter Maat, PhD, LPC; Nova Southeastern. - Modera: Marcelo González Magnasco
Mesa de Ponencias Arte Terapia en temas tecnologicos, sociales y comunitarios
Modera: Angélica Shigihara de Lima
"Cuestiones de GENERO en situaciones de encierro: tres experiencias a partir de lo fotografico" - Autora: Monica Bottini
"Piedras en el camino" - Autora: Silvia Alejandra Schkodnik
"Paradigmas de campo de la contemporaneidad y el trabajo de arte terapia con grupos y comunidades: una mirada gestáltica" - Autora Selma Ciornai
Ser Âmica: Os Benefícios do Barro na Pscimotricidade - Autora: Elainy Mota
Abaixo, o flyer do Congresso.
Fachada da Faculdade de Medicina de Buenos Aires, onde o curso de Arteterapia acontece por lá. Diferentemente do Brasil, lá o curso e a profissão, já estão ligados à área da saúde. Estamos lutando para ganharmos este espaço e reconhecimento no mercado. Na prática, sabemos os benefícios da Arte na vida de uma pessoa. Agora, queremos o reconhecimento junto ao ministério do trabalho.
Banner identificando o Congresso, no hall de entrada da Faculdade de Medicina de Buenos Aires.
Folders do projeto. O nosso patrocinador, a PANCO, marcou presença forte em todos os momentos. Lá, diferentemente do Brasil, não existe leis de incentivos como as nossas. Todos queriam saber como funcionava e como as PANCO me patrocinou. Ficaram impressionados quando expliquei de que maneira muitos projetos, como o Ser Âmica conseguem ser viabilizados. Obrigada, primeiramente a PANCO por acreditar neste sonho e nos patrocinou e ao PROAC, que aprovou o projeto e nos permitiu realizar esta caminhada na Arte e na Arteterapia.
Momentos de um friozinho na barriga e ao mesmo tempo um orgulho. Falar do Ser Âmica, dos alunos, do projeto, do nosso patrocinador. Desta união perfeita que faz com que a cada dia o projeto cresça mais. Falar de um projeto que trabalha o tempo todo com a emoção é muito difícil. Ter que racionalizar sentimentos e sensações nem sempre é fácil. Acredito, que através dos Congressos e Exposições, iremos chegar a um lugar nunca antes pensado. Hoje percebo o respeito das pessoas que o projeto já conquistou e tem conquistado. A função da Arte, além da transformação, também precisa ser a de mostrar a beleza e a singeleza de algo nobre, mas que infelizmente, por uma questão cultural, nem todos podem acessar. Este é um dos objetivos do nosso projeto. Levar a Arte a lugares improváveis e chegarmos ao público em geral, que não os somente frequentadores de museus ou galerias.
Sergio Vinícius, nosso querido monitor, em uma das partes do vídeo. Aliás, o nosso vídeo sempre emociona muito a quem o assiste. Os alunos e seus depoimentos tão sinceros nos fazem aproximar do ambiente e da magia que existe em nosso ateliê.
Durante a apresentação do vídeo, todos observaram atentos ao que era dito e mostrado.
Logo após o vídeo, apresentei os resultados obtidos através das oficinas. A importância da psicomotricidade através do barro, ia sendo comprovada a explicação e a cada novo slide.
Participantes do congresso com o nosso folder, que ajudava a ilustrar e corroborar com as informações passadas.
A nossa palestra ficou na maior e principal sala do evento. O bacana é que um público maior pode acompanhar as palestras da mesa.
A cada novo slide, os congressistas se impressionavam com as peças mostradas. Algumas pessoas vieram perguntar como faziam para adquirir as peças. Para a nossa sorte e dos alunos, das peças mostradas, só sobraram as fotos, pois já foram vendidas. Uma prova do sucesso do nosso projeto, graças a Deus.
Os arteterapeutas sempre adoram as nossas máscaras, como o público em geral. Mas, especificamente no caso da Arteterapia, eles relacionam as nossas máscaras com as personas, máscaras que usamos em diferentes momentos de nossas vidas, como explica Jung.
As peças adequadas ao ferro são sempre as preferidas do público em geral.
As componentes da mesa, na sequência da esquerda para a direita: a modera: Angélica Shigihara de Lima, eu, Silvia Alejandra Schkodnik, Monica Bottini e a Profª Drª Selma Ciornai.
Monica Bottini, com a sua palestra, "Cuestiones de GENERO en situaciones de encierro: tres experiencias a partir de lo fotografico".
Participantes do congresso com o nosso folder, que ajudava a ilustrar e corroborar com as informações passadas.
Ajudando as palestrantes durante a apresentação. Fui passando os slides das companheiras de mesa, enquanto elas falavam.
Presença do Brasil no congresso. Rafaela, Patricia e Marina, assistiram a mesa do Ser Âmica.
Mais brasileira presente: Alice, que esteve em nossa ateliê no dia da aula da pós em Arteterapia da UNIP.
Registrando cada momento durante a palestra.
Imagens do trabalho da Monica Botini. Releituras feitas através da artista Frida Kalho.
Imagens do trabalho, piedras en el camino da Silvia Alejandra Schkodnik.
A nossa mesa terminou com a palestra, paradigmas de campo de la contemporaneidad y el trabajo de arte terapia con grupos y comunidades: una mirada gestáltica, com a Drª.Selma Ciornai.
Com fotos de Roberto Santiago, pudemos registrar cada momento especial, tanto na minha palestra, quanto nas diversas palestras e oficinas que aconteciam simultaneamente durante todo o congresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário